09.11.2013 12:12 PM
Representante do governo lidera Fórum Internacional de TV Digital
Pela primeira vez, um representante do governo brasileiro comandará o Fórum ISDB-T Internacional, que reúne os 14 países que adotaram o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. O secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, ocupará por um ano o cargo de secretário-geral do fórum.

O Fórum Internacional ISDB-T é composto por indústria, academia e radiodifusores. Anunciaram a decisão em reunião realizada no Uruguai em junho. O governo tem assento nas reuniões, mas não integra o fórum que busca a harmonização das normas técnicas entre todos os países que adotarem o padrão nipo-brasileiro de TV digital. A função de secretário-geral é organizar as atividades do fórum.

Historicamente, o cargo era ocupado por representantes do setor privado. Genildo Lins entende que sua indicação “significa que o governo tem feito um bom trabalho e vem conduzindo de forma correta o processo de digitalização da TV no Brasil”.

Nas reuniões discutem-se as ações dos países, um a um, a implementação do sistema, como detalhes técnicos que envolvem a padronização de softwares e hardwares.

Um dos assuntos em destaque na reunião ocorrida no Uruguai foi o Ginga, middleware que permite a interatividade na TV Digital. O objetivo do Fórum Internacional é uniformizar a linguagem do Ginga em todos os países que adotarem o padrão nipo-brasileiro de TV digital.

Carlos Eduardo Behrensdorf escreve de Brasília sobre a indústria do rádio e televisão.


Comments
Post New Comment
If you are already a member, or would like to receive email alerts as new comments are
made, please login or register.

Enter the code shown above:

(Note: If you cannot read the numbers in the above
image, reload the page to generate a new one.)

No Comments Found




Thursday 10:05 AM
NAB Requests Expedited Review of Spectrum Auction Lawsuit
“Broadcasters assigned to new channels following the auction could be forced to accept reductions in their coverage area and population served, with no practical remedy.” ~NAB


 
Featured Articles
Exhibitions & Events
Discover TV Technology